Já é comum que, em consultórios médicos, pacientes diagnosticados com ansiedade e estresse crônico recebam a recomendação de praticar yoga. Mas você sabe por que?
Existe uma ideia muito vaga de que o yoga é uma atividade física tranquila e, por isso, ajuda a relaxar. O que acaba, muitas vezes, sendo entendido como monotonia e afastando as pessoas que mais precisam experimentar.
A realidade é que o yoga tem práticas físicas das mais diversas – desde 5 minutos de puro relaxamento até 1h30 de força, flexibilidade e resistência. Encontrando aquela que se encaixa no seu perfil, na sua rotina e nos seus objetivos, o yoga pode, de fato, ser um fator decisivo na sua saúde mental, através de 5 pontos:
1. Diminuindo a tensão muscular
A movimentação do corpo proporciona o relaxamento do músculos e consequente alívio das tensões corporais. Um corpo mais relaxado envia a mensagem ao cérebro de que está tudo bem e ele pode relaxar também.
2. Regulando o fluxo respiratório
O fluxo respiratório está diretamente ligado ao sistema nervoso, que aciona ou inativa os mecanismos de estresse e ansiedade. A respiração que aprendemos durante a prática nos ajuda a criar um padrão respiratório mais suave e os Pranayamas feitos isoladamente são ferramentas valiosas na contenção das crises
3. Reduzindo a pressão sanguínea
A prática de Yoga e meditação é capaz de reduzir significativamente a pressão arterial, sendo indicada, inclusive, no tratamento da hipertensão (Wolff et al, 2013). Essa manutenção saudável da pressão sanguínea e frequência cardíaca evita os picos em momentos de crise e, caso aconteçam, diminui o risco de consequência mais graves, como os infartos agudos.
4. Proporcionando autoconhecimento
Com a prática regular de yoga, toma-se maior consciência dos sinais do corpo e da mente. Fica mais fácil observar os pensamentos que desencadeiam a ansiedade e observa-los sem deixar-se consumir por eles. Da mesma forma, melhora também a percepção dos detalhes no corpo que indicam a necessidade de uma pausa, um alongamento ou movimento específico para melhorar o estado geral.
5. Mantendo a mente no presente
O exercício de se manter conectada com o momento presente é um dos pilares do Yoga e pode ser a chave para não cair em ciclos de preocupação ruminantes, que consomem o tempo presente em prol de temores e aflições sobre o futuro.
Experimente diferentes práticas, observe como se sente, teste outras técnicas, tente uma meditação guiada… Você pode e merece ter uma vida mais leve, sem a sombra da ansiedade pairando na sua cabeça. E o yoga está aqui pra te ajudar.